Padre brasileiro, Dom Valdir José de Castro, é o novo superior geral da Pia Sociedade de São Paulo
O brasileiro dom Valdir José de Castro, de 54 anos, é o novo superior geral da Pia Sociedade de São Paulo, congregação católica fundada em 20 de agosto de 1914 pelo beato Giacomo Alberione.
Essa é a primeira vez que um religioso de fora da Itália é escolhido para ocupar o cargo. O pai de dom Valdir, Francisco Pereira de Castro, era de origem portuguesa, enquanto a mãe, Therezinha Zuccolo, tinha descendentes italianos, embora nascida no Brasil. Sua avó materna, Magda, era uma imigrante originária de Como, no norte do país europeu.
Em 1979, ele entrou no seminário paulino situado na cidade de São Paulo, sendo ordenado sacerdote oito anos depois. O religioso é formado em jornalismo, filosofia e teologia e há alguns anos dirige, também na capital paulista, a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), ligada à Pia Sociedade de São Paulo.
Logo após ser eleito, dom Valdir fez uma oração em frente ao túmulo do fundador da ordem. "Certamente é uma emoção e uma responsabilidade grande ser o primeiro sucessor não italiano de Giacomo Alberione", declarou o brasileiro ao site "Famiglia Cristiana". Ele é o sétimo sucessor do beato.
Entre os dias 22 e 27 de fevereiro, dom Valdir será anfitrião do papa Francisco e da Cúria, que farão um retiro espiritual na Casa Divin Maestro, em Ariccia, cidade localizada a aproximadamente 30 km de Roma que abriga a sede da congregação.