Últimas Notícias

Palácio de Buckingham confirma visita do Papa Bento XVI

Paramentos Litúrgicos

Bento XVI aceitou o convite a visitar a Grã-Bretanha, segundo anunciou o Palácio de Buckingham. A Grã-Bretanha também anunciou a beatificação do cardeal Newman.

O Vaticano ainda não divulgou nenhum comunicado ao respeito, mas o Papa evocou sua visita em fevereiro, assim como o presidente da conferência episcopal britânica.

O site oficial da monarquia britânica anunciou que o Papa visitará o Reino Unido de 16 a 19 de setembro de 2010. Comunicou também que Bento XVI visitará Edimburgo, Glasgow, Londres e Coventry.

A embaixada da Grã-Bretanha na Santa Sé indicou que o Papa pronunciará um importante discurso aos representantes da sociedade civil, no Palácio de Westminster.

Também comunicou que o Pontífice visitará as West Midlands para beatificar o “teólogo e educador do século XIX, cardeal John Henry Newman, durante uma Missa pública em Coventry”.

Também haverá uma Missa pública em Glasgow, uma vigília de oração em Londres e um evento “centrado na educação”.

 

Um dos temas da visita será “a relação entre as igrejas cristãs e as relações entre as principais confissões”.

Neste sentido, o Papa visitará o arcebispo da Cantuária, no Palácio de Lambeth, e rezará com “outros responsáveis” da Igreja na abadia de Westminster.

O ministro para a Escócia, encarregado pelo governo britânico de preparar a visita papal, Jim Murphy, declarou: “Esta é uma visita histórica e um momento importante”.

Para o ministro, “a visita do Papa representa uma oportunidade sem precedentes para reforçar os vínculos entre o Reino Unido e a Santa Sé sobre as ações no âmbito local e global, para enfrentar a pobreza e os desafios climáticos, assim como a importância da função da fé para criar comunidades fortes e unidas”.

Por sua parte, o cardeal Keith O’Brien, arcebispo de Edimburgo e Santo André e presidente da Conferência Episcopal Escocesa, declarou: “Estou entusiasmado pelo fato de que o Papa tenha aceitado o amável convite do governo britânico”.

O presidente da Conferência dos Bispos da Inglaterra e do País de Gales, Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, também expressou sua alegria e agradeceu à rainha Isabel II e ao seu governo por este “convite histórico”.

“Temos certeza de que a presença e a mensagem do Papa Bento XVI nos animarão a ter uma visão da vida em nossa sociedade marcada pela confiança recíproca, pela piedade e pela verdade”, afirmou.

E concluiu: “A grande tradição cristã de fé e de vida que tanto deu forma à nossa cultura tem muito a oferecer”.

A visita de João Paulo II, em 1982, marcou o restabelecimento de relações diplomáticas completas entre o Reino Unido e a Santa Sé, mas não foi uma visita papal oficial.

A visita de setembro de 2010 será, no entanto, uma visita papal com a condição de visita de Estado.

As conferências episcopais da Escócia, da Inglaterra e de Gales participarão dos gastos da visita, à qual está dedicado o site www.thepapalvisit.org.uk .

Bento XVI evocou esta viagem no dia 1º de fevereiro deste ano, em seu discurso aos bispos da Inglaterra e do País de Gales, ao recebê-los em visita ad limina.

Nela, o Pontífice destacou que, “apesar da influência do secularismo, existem sinais de uma fé viva entre os católicos”.

Neste sentido, citou o entusiasmo provocado pela peregrinação das relíquias de Santa Teresa de Lisieux, a perspectiva da beatificação do cardeal John Henry Newman e a preparação da Jornada Mundial da Juventude.

Para Bento XVI, o cardeal Newman foi um “exemplo extraordinário de fidelidade à verdade”, que “seguiu a bem-aventurada luz aonde ela o conduziu, inclusive pagando um alto preço”.

“A Igreja precisa de grandes escritores e grandes comunicadores como ele e espero que a devoção que ele inspira suscite numerosas vocações que sigam o seu caminho.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo