Papa Bento ressalta presença da religiosidade no mundo
CIDADE DO VATICANO, 11 de maio de 2011. O papa Bento XVI afirmou que a religiosidade faz parte da natureza do homem, ao discursar durante a audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano.
Diante de um público de 15 mil pessoas na Praça São Pedro, o Pontífice afirmou que o homem é "sapiens, faber e religious".
"O homem 'digital', como o das cavernas, procura na experiência religiosa os meios para superar sua finitude e assegurar sua precária aventura terrena", disse Bento XVI.
Segundo o Papa, "o homem sabe que não pode responder sozinho às necessidades fundamentais" e "as respostas não podem ser encontradas no progresso, na ciência empírica".
Por isso, de acordo com o Pontífice, apesar de "vivermos em uma época de evidentes sinais de secularismo", são frequentes as demonstrações religiosas.
Bento XVI ainda defendeu que a "procura por Deus não emerge somente de mundos antigos, mas atravessa toda a história da Humanidade".
"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, criado por Deus e para Deus, e que leva a imagem criadora no seu ser", disse o Papa, ressaltando que "a oração não está ligada a um contexto particular, mas inscrita no coração de cada pessoa e de cada civilização". (ANSA)