Papa Bento XVI celebra o quarto consistório de seu pontificado nomeando 22 novos cardeais
O papa Bento XVI celebrou na Basílica de São Pedro do Vaticano o quarto consistório de seu Pontificado para nomear 22 novos cardeais, entre eles o brasileiro João Braz de Aviz, de 64 anos.
Milhares de pessoas estiveram presentes na cerimônia, muitas delas provenientes das nações de origem dos cardeais. O arcebispo espanhol Santos Abril e Castelló, de 76 anos, também foi nomeado.
Dos 22 novos cardeais, 18 têm menos de 80 anos, por isso poderão participar de um eventual Conclave para escolher o papa. Os outros quatros são octogenários, e segundo a norma vaticana, não podem entrar na Capela Sistina – lugar dos conclaves – para escolher o pontífice, mas podem ser escolhidos.
Dos 18 eleitores, 12 são europeus, um latino-americano, três norte-americanos e dois asiáticos.
Dos 12 europeus eleitores, sete são italianos, o que representa uma potencialização da igreja italiana, que se coloca como a primeira no número de cardeais com um total de 52, 30 deles eleitores.
Após a Itália, os Estados Unidos possuem 19 cardeais (12 eleitores), seguidos pela Espanha com 10 (cinco eleitores), Brasil também com 10 (seis eleitores) e França com 9 (quatro eleitores).
Com os novos cardeais, a igreja europeia amplia seu peso no Colégio Cardinalício, onde passa a ter 119 membros. A América Latina continua sendo a segunda colocada, agora com 32 cardeais, seguida pela América do Norte, com 22, Ásia com 20, África com 17 e Oceania com quatro.
Com estas nomeações, o Colégio Cardinalício fica formado por 214 cardeais, dos quais 125 podem participar em um eventual Conclave para a escolha do papa.
Os 89 restantes são octogenários, não poderão participar dos conclaves para designar o pontífice, mas poderão ser escolhidos.