Papa Bento XVI destaca a importância da arte
O papa Bento XVI falou na Audiência Geral em Castel Gandolfo, sobre a beleza da arte e como ela pode permitir uma aproximação com Deus.
A arte "é como uma porta aberta para o infinito, para uma beleza e uma verdade que vão além o cotidiano", disse Bento XVI.
"Uma obra de arte pode abrir os olhos da mente e o coração, nos impulsionando para o alto", disse o Papa, que voltou ao tema da "via pulchritudinis" (via da beleza) afirmando que o "homem de hoje deveria recupera-la em seu significado mais profundo".
O Pontífice afirmou que desta forma se deveria obedecer "necessidade para cada cristão de encontrar tempo para Deus, para a oração, em meio de tantas ocupações de nossas jornadas".
"Uma obra de arte é o fruto da capacidade criativa do ser humano, que se interroga frente a realidade visível, tenta descobrir seu sentido profundo e comunicá-lo através da linguagem das formas, cores, sons", disse ele.
Bento XVI citou artistas e intelectuais como Marc Chagall e PaulClaudel, e no final convidou os fieis a "redescobrir a beleza artística como ajuda à oração".
"Que a visita aos lugares da arte não seja apenas enriquecimento cultural, mas sim que possa se converter também em um momento de graça, de estímulo para o diálogo com o Senhor", concluiu o Papa.