Papa Bento XVI destaca o compromisso dos religiosos pela paz
O papa Bento XVI escreveu uma mensagem em ocasião do 25º aniversário do encontro interreligioso de Oração de Hieizan, no Monte Hiei, Japão, na qual destaca a importância do compromisso dos líderes religiosos pela paz.
"O compromisso dos líderes religiosos para a causa da paz é de máxima importância", destaca o Papa na mensagem, assinada pelo cardeal secretário de Estado vaticano Tarciso Bertone para o monge budista supremo, venerável Konjun Handa.
A mensagem, informa a Rádio Vaticana, foi lido hoje pelo monsenhor Pier Luigi Celata, secretário emérito do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, que está em vista ao Japão.
Bento XVI sauda com alegria e amidade os líderes religiosos reunidos em Hieizan "no espírito do histórico encontro de Assis promovido em 1986" pelo Beato João Paulo II.
"Obrigado pelos seus esforços, o vértice no Monte Hiei se tornou um grande evento anual que contribui efixcazmente para o díalogo entre pessoas de diversas convicções", escreve o Papa.
O Pontífice está confiante de que os trabalhos do Vértice e o Simpósio promovido para estudar a resposata dos líderes religiosos para os desastres naturais, "levarão para uma maior solidariedade e ajuda reciproca".
"Segundo a perspectiva cristã o amor doado à aqueles que sofrem é um reflexo da caridade de Deus que amou tanto o mundo a ponto de mandar o seu único Filho, Jesus Crito", se lê no documento.
O Pontífice volta seu pensamento ao terremoto e ao tsunami que atingiram no ano passado o Japão com "consequências devastantes para todo país".
Todavia foi "encorajador o papel eficaz dos chefes religiosos em oefreeçer esperança e apoio, conselho e conforto, a todos os sofridos", afirmou o Papa.
"[Este] trágico evento mostra também como pessoas com convicções diferentes podem cooperar entre elas para o bem da humanidade", concliu Joseph Ratzinger.