Últimas Notícias

Papa Bento XVI diz que paz está ameaçada

Paramentos Litúrgicos

O papa Bento XVI afirmou que a paz "está ameaçada por várias causas, entre elas um uso impróprio do mercado e da economia", em documento publicado que institui a autoridade vaticana contra a lavagem de dinheiro.

O documento emitido pelo Papa, um Motu Proprio — forma de promulgação de leis dentro da Santa Sé –, é dedicado à prevenção e luta de atividades ilegais no campo financeiro e monetário.

O texto contém também a lei "referente à prevenção e a luta contra a lavagem de dinheiro obtido por atividades criminosas e do financiamento do terrorismo".

De forma "muito oportuna a comunidade internacional está se dotando de princípios e instrumentos jurídicos que permitem prevenir e contrastar o fenômeno da reciclagem e do financiamento do terrorismo", defende o Pontífice.

Também foi publicado hoje o estatuto da Autoridade da Informação Financeira (AIF), um novo órgão que receberá as normas internacionais a respeito do controle preventivo.

A adesão do Vaticano às normas internacionais relativas à transferência financeira e contra a lavagem de dinheiro, "evitará no futuro os erros que facilmente se convertem em motivo de escândalo para a opinião pública e para os fieis", disse por sua vez, o porta-voz vaticano padre Federico Lombardi.

Esta medida marca um passo decisivo para a inscrição do Vaticano na "lista branca" dos países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OCSE).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo