Papa Bento XVI lamenta morte de Dom Eugênio Sales
O papa Bento XVI lamentou a morte do cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Em um telegrama, o Pontífice disse que Sales era um "pastor intrépido" e "testemunha autêntica do Evangelho entre o seu povo".
Segundo Bento XVI, o arcebispo emérito ensinou a todos "o caminho da verdade na caridade e no serviço à comunidade, dando sempre maior atenção aos necessitados". Isso o tornou no Brasil "um ponto seguro de referência e de fidelidade na Sede Apostólica".
Eugênio de Araújo Sales morreu, aos 91 anos de idade, de causas naturais.
Nascido no Rio Grande do Norte, ele foi ordenado cardeal em 28 de abril de 1969 pelo papa Paulo VI e era considerado o cardeal mais antigo da Igreja Católica.
"Dom Eugenio era um homem da Igreja, que seguiu Jesus Cristo e trabalhou na evangelização, soube estar presente em momentos-chave do Brasil, na questão dos refugiados, na defesa dos perseguidos e, ao mesmo tempo junto ao Vaticano", disse o arcebispo carioca Orani Tempesta.
O cardeal foi citado como um possível sucessor do Papa em 1978, após a morte de João Paulo I e recebeu cerca de "4 mil refugiados das ditaduras sul-americanas, principalmente argentinos", como reportado pela rede Globo.