Papa Bento XVI lembra Cardeal Stepinac em apelo à resistência dos católicos
No último dia da visita realizada à Croácia, o Papa Bento XVI lembrou o exemplo da fé do Cardeal Stepinac para apelar à resistência dos católicos.
Junto ao túmulo do Cardeal Stepinac, na Catedral de Zagreb, Bento XVI recordou aquele que resistiu aos nazistas e foi morto pelos comunistas na Croácia, mas que nunca perdeu a fé.
«Os católicos croatas, em particular o clero, foram objecto de humilhações e abusos sistemáticos, que visavam destruir a Igreja Católica, a começar pela sua autoridade local mais alta. Aquele período particularmente duro caracterizou-se por uma geração de bispos, sacerdotes e religiosos dispostos a morrer para não atraiçoar Cristo, a Igreja e o Papa», disse o sumo pontífice.
«O povo viu que os sacerdotes nunca perderam a fé, a esperança, a caridade e, deste modo, permaneceram sempre unidos. Esta unidade explica o que é o humanamente inexplicável, ou seja, que um regime tão duro não tenha conseguido dobrar a Igreja. Também hoje a Igreja na Croácia é chamada a estar unida para enfrentar os desafios do contexto social em mudança», referiu.