Papa Bento XVI nomeia bispo auxiliar para arquidiocese de Brasília
O papa Bento XVI nomeou o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Brasília, transferindo-o da Prelazia de São Felix do Araguaia (MT). Segundo o comunicado do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, a nomeação de dom Leonardo atende à solicitação feita ao papa pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, de poder contar com a colaboração de um bispo-auxiliar e em razão da eleição de dom Leonardo para Secretário Geral da CNBB, no mês de maio.
O núncio comunicou as mudanças ao Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, reunido na sede da instituição.
Dom Leonardo é catarinense de Forquilhinha onde nasceu no dia 6 de novembro de 1950. Franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), fez a profissão religiosa em 20 de janeiro de 1973 e recebeu a ordenação presbiteral em 21 de janeiro de 1978. Foi nomeado bispo da prelazia de São Felix do Araguaia em 2 de fevereiro de 2005 e recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril do mesmo ano, em Blumenau (SC), adotando como lema episcopal "Verbo feito carne". É mestre e doutoro em Filosofia junto à Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.
Com a transferência de dom Leonardo para Brasília, o bispo da diocese de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, foi nomeado pelo papa como administrador apostólico da prelazia de São Felix do Araguaia (MT). Dom Eugênio nasceu em La Calamine, na Bélgica, em 3 de julho de 1944. Foi ordenado bispo auxiliar de Assis (SP) em 1996 e, em 1998, foi transferido para a diocese de Goiás (1996-1998). Foi também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética durante dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2011.