Últimas Notícias

Papa Bento XVI presidirá Tríduo Pascal

Paramentos Litúrgicos

O Papa presidirá o próximo tríduo pascal no Vaticano, segundo seu programa de celebrações para esta Semana Santa, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

No domingo, 28 de março, às 9h, ele abençoará os ramos de palmas e, ao finalizar a procissão, celebrará a Missa da Paixão do Senhor da Praça de São Pedro.

Nesse mesmo dia, ele participará da 25ª Jornada Mundial da Juventude, que tem como tema: “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10, 17).

No dia 1º de abril, Quinta-Feira Santa, Bento XVI presidirá – às 9h30, na Basílica Vaticana – a Santa Missa Crismal, com os cardeais, bispos e presbíteros, tanto diocesanos como religiosos, presentes em Roma.

Esta celebração tem um significado especial “como sinal da íntima comunhão entre o pastor da Igreja universal e seus irmãos no sacerdócio ministerial”, indica o comunicado.

À tarde, o Papa começará o tríduo pascal na capela papal da Basílica de São João de Latrão, às 17h30, presidindo a concelebração da Missa, na qual lavará os pés de 12 sacerdotes.

Durante o rito, os presentes serão convidados a realizar um gesto de caridade para a reconstrução do seminário de Porto Príncipe, no Haiti. O dinheiro recolhido será entregue ao Papa no momento da apresentação das oferendas.

Ao finalizar a celebração, acontecerá o translado do Santíssimo Sacramento ao tabernáculo.

Na Sexta-Feira Santa, 2 de abril, o Bispo de Roma presidirá a celebração da Paixão do Senhor: com a liturgia da Palavra, a adoração da cruz e o rito de comunhão, na capela papal da Basílica Vaticana, às 17h.

Às 21h15, presidirá a tradicional via sacra no Coliseu de Roma. Ao concluir, dirigirá sua palavra aos fiéis e dará a bênção apostólica.

No sábado, às 21h, o Pontífice abençoará o fogo novo no átrio da Basílica de São Pedro.

Depois da entrada processional na basílica, com o círio pascal e o canto do Exsultet, presidirá a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia Eucarística, que será concelebrada com os cardeais.

No dia seguinte, domingo de Páscoa, Bento XVI celebrará a Missa diante do sacrário da Basílica de São Pedro, às 10h15.

Do balcão central da basílica, dará a bênção Urbi et Orbi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo