Papa Bento XVI recebe presidente libanês e diz urgente resolver conflitos nos países árabes
Bento XVI iniciou suas atividades desta quinta-feira recebendo em audiência, no Vaticano, o Presidente da República do Líbano, Michel Sleiman. Em seguida, o líder libanês encontrou o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e o Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
"Durante os cordiais colóquios foi ressaltado que o Líbano, tendo presente diversas comunidades cristãs e muçulmanas, representa uma mensagem de liberdade e de respeitosa convivência não somente para a região do Oriente Médio, como também para o mundo inteiro" – refere um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
"Nesse contexto – prossegue a nota – a promoção da colaboração e do diálogo entre as confissões religiosas se torna cada vez mais necessária."
Em seguida, foi ressaltada "a importância do compromisso das autoridades civis e religiosas em educar as consciências para a paz e para a reconciliação, e se fez votos de que a formação do novo governo favoreça a desejada estabilidade da nação, chamada a enfrentar importantes desafios internos e internacionais".
Durante os colóquios "se detiveram sobre a situação do Oriente Médio, com referência particular ao recentes eventos em alguns países árabes, e foi expressa a convicção comum de que é urgente resolver os conflitos ainda abertos na região".
Por fim – destaca o referido comunicado – "foi dada particular atenção à situação dos cristãos em toda a região e à contribuição que eles podem dar para o bem de toda a sociedade".