Papa Bento XVI recebe tocha para “Corrida pela Paz”
BEATRICE LUDOVICO e FABIO BOTTO FARHAN: O papa Bento XVI recebeu a tocha que será usada em uma peregrinação de Belém a Jerusalém no próximo dia 24 e disse que espera que a iniciativa seja portadora de "frutos de paz".
A iniciativa, batizada de "Corrida pela paz", foi organizada pela Opera Romana Pellegrinaggi (ORP), organização do vicariato de Roma que presta assistência aos peregrinos, e pelo Centro Esportivo Italiano.
Diversos esportistas e peregrinos participarão da caminhada. A apresentação da tocha ao Pontífice ocorreu após a audiência geral desta quarta-feira, na qual o líder máximo da Igreja Católica versou sobre o salmo 136 e os esforços de Deus a favor de seu povo.
Frente a uma platéia de 15 mil pessoas, Joseph Ratzinger afirmou que é bom os fiéis terem uma "memória da bondade do Senhor".
"Nestes dois mil anos de história da Igreja, sempre houve a bondade do Senhor. Depois do escuro período da perseguição nazista e comunista, Deus nos libertou e mostrou que sua força vale para sempre", assinalou.
A "estrutura fundamental da oração deste salmo" e que deve ser levado em cada oração, explicou Bento XVI, é o de que Israel "recorda a bondade do Senhor".
O Papa atestou que, na história comum e coletiva, está presente a "memória da bondade de Deus, assim como cada um deve ter a memória de sua história pessoal de salvação" e tê-la consigo.
"Houve muitos vales sombrios, muitas passagens de dificuldade e de morte, mas Deus é bom e a sua misericórdia vale no eterno", continuou ele. Por isso, afirmou o Pontífice, "é bom para nós ter uma memória da bondade do Senhor, a memória de que Deus é bom abre ao futuro também em tempos sombrios e dias difíceis".