Papa Bento XVI tem problemas de audição e para enxergar, segundo seu biógrafo Peter Seewald
O Papa Bento XVI está muito magro, com problemas de audição e não enxerga mais com o olho esquerdo. As informações foram publicadas no jornal italiano ‘Corriere della Sera’, em artigo escrito por seu biógrafo, Peter Seewald .
O jornalista disse ter percebido o estado frágil do Papa num encontro entre ambos alguns meses antes de o líder da Igreja Católica anunciar que irá renunciar no próximo dia 28. "Seu corpo havia emagrecido tanto que os costureiros do Vaticano tinham dificuldades para ajustar suas roupas. Eu nunca tinha visto ele assim, com uma aparência tão exausta, tão desgastado", contou Seewald, ex-diretor do semanário "Der Spiegal", da Bavaria, que acompanhou o pontificado de Bento XVI, e em 2010, publicou a biografia intitulada "Luz do mundo".
Para o biógrafo, a tese de que o escândalo do ‘VatiLeaks’ — vazamento de documentos secretos do Vaticano, que indicavam casos de corrupção — tenha sido a razão para a renúncia. O jornalista disse, ainda, que o Papa teria comentado que não havia entendido a decisão de seu ex-mordomo, Paolo Gabriele, de vazar informações do Vaticano. O funcionário chegou a ser preso, mas foi perdoado.