Papa Bento XVI visita a região da Emilia Romagna, atingida por uma série de terremotos
O papa Bento XVI visitou a região da Emilia Romagna, no norte da Itália, atingida por uma série de terremotos no mês passado.
Ele viajou de helicóptero até San Marino, na cidade de Capri (província de Modena), seguindo depois para Rovereto, em Novi, onde o padre Ivan Martini morreu em um dos abalos sísmicos que atingiram o local.
O chefe da Defesa Civil da Itália, Franco Gabrielli, disse que a visita do Papa "tem um grande significado" porque "o povo precisa da proximidade de personalidades significativas, como é o caso de Bento XVI".
Já o presidente da Região Emilia Romagna, Vasco Errani, comentou que sua visita "traz conforto".
Em discurso aos italianos, Bento XVI disse que desde o primeiro terremoto ele pensa na população atingida e reza por todos. "Quando vi que a situação se tornava mais difícil, senti a necessidade de vir pessoalmente até vocês", afirmou.
Ele também destacou o "medo" causado por um terremoto, principalmente quando o fenômeno se prolonga, como ocorreu nesta região do norte da Itália, e lançou um forte apelo às instituições italianas e aos cidadãos de outras partes do país para que ajudem a Emilia Romagna.
Um tremor de quase 6 graus na escala Richter atingiu a Emilia em 20 de maio passado. No dia 29, outro terremoto de 5,8 graus de magnitude foi sentido em toda a região norte do país.