Papa celebrará cerimônias de Natal e missa pela América Latina
O papa Bento XVI fará as cerimônias de Natal e uma missa em 12 de dezembro pelo bicentenário da independência americana, na qual deve anunciar sua viagem ao México e a Cuba, conforme calendário de celebrações para os dois próximos meses divulgado pelo Vaticano.
Em 8 de dezembro, o papa fará a tradicional homenagem à estátua da Imaculada Conceição na Praça de Espanha, em Roma, próximo da Santa Sé. Quatro dias depois, na data da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América, o papa vai rezar uma missa na Basílica de São Pedro do Vaticano pelo bicentenário da independência de diversos países latino-americanos.
Não está descartada a hipótese de que durante a missa, Bento XVI anuncie a viagem que deve fazer, no próximo ano, ao México e a Cuba, a primeira aos dois países em seus seis anos de pontificado. No dia 15 do mesmo mês, seguindo a tradição, o papa realizará as vésperas com os universitários das instituições de Roma.
Em 24 de dezembro, o papa reza a Missa do Galo. Como nos anos anteriores, como se trata de uma cerimônia longa, a missa será na Basílica de São Pedro às 22h (horário local) em vez da missa da meia-noite, como era tradicional. No dia 25 de dezembro, Bento XVI pronunciará a tradicional Mensagem de Natal e dará a bênção "a Roma e ao mundo" da sacada da basílica vaticana.
Nesse dia, a Missa de Natal será celebrada pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.
Em 31 de dezembro, o papa presidirá na Basílica de São Pedro um "Te Deum" de ação de graças pelo ano de 2011. O ano de 2012 começará com a tradicional missa na Basílica de São Pedro, no dia em que a Igreja celebra a 45ª Jornada Mundial da Paz.
Em 6 de janeiro, Bento XVI reza na Basílica de São Pedro a missa solene pela Epifania do Senhor, e em 8 de janeiro, Festividade do Batismo do Senhor, será realizada uma missa na Capela Sistina, onde batizará, como é tradição, várias crianças. Já no dia 25 de janeiro, o papa irá para Basílica de São Paulo Extramuros, no sul de Roma, para comemorar a Conversão de São Paulo.