Papa denuncia “terrível sofrimento de inocentes” na Terra Santa
O papa Francisco denunciou o “terrível sofrimento que afeta tantos inocentes” na Terra Santa como resultado da guerra entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas e implorou pelo “dom da paz”.
“Na Terra Santa, infelizmente somos testemunhas de uma tragédia que acontece precisamente naqueles lugares onde o Senhor viveu, onde nos ensinou através da sua humanidade a amar, a perdoar e a fazer o bem a todos”, declarou o Pontífice na sua audiência com membros da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Segundo o argentino, todos estão vendo esse território “dilacerado por um tremendo sofrimento que afeta sobretudo tantos inocentes, tantos inocentes mortos”.
“É por isso que estou espiritualmente unido a vocês, que certamente vivem este encontro conciliar, compartilhando a grande dor da Igreja Mãe de Jerusalém e implorando o dom da paz”, acrescentou o Papa.
Francisco tem apelado repetidamente ao fim das hostilidades na guerra desencadeada pelo ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro, e pela resposta do governo do premiê Benjamin Netanyahu.
“Continuo pensando na situação extremamente grave na Palestina e em Israel, onde tantas pessoas perderam a vida”, reforçou Francisco. “Em nome de Deus, imploro que parem”, pediu, apelando por um “cessar fogo”.
Nos últimos dias, Francisco também disse esperar que “todos os caminhos sejam seguidos” para evitar uma ampliação do conflito.
“Que os feridos sejam ajudados e que a ajuda chegue à população de Gaza, onde a situação humanitária é muito grave”, concluiu ele, que ainda pediu a libertação de reféns.