Papa Francisco abre consistório sobre reforma da Cúria Romano
Começou o consistório no qual o conselho de nove cardeais formado pelo papa Francisco para ajudá-lo na reforma da Cúria Romana – apelidado de C9 – apresentará ao colégio cardinalício as suas propostas.
O encontro, que termina nesta sexta (13), foi aberto com um pronunciamento do próprio Pontífice, que afirmou que a renovação da Igreja Católica não é um objetivo final, mas sim um meio de alcançar uma maior harmonia entre seus órgãos e dicastérios.
"A reforma não é um fim em si mesma, mas uma maneira de dar um forte testemunho cristão, de favorecer uma evangelização mais eficaz, de promover um espírito ecumênico mais fecundo, de encorajar um diálogo mais construtivo com todos", declarou o Papa.
Segundo Francisco, as mudanças que serão sugeridas devem "refinar" a identidade da Cúria Romana, ou seja, aquela de ajudar o sucessor de São Pedro no exercício de suas "supremas funções pastorais". O Pontífice ainda reconheceu que implantar a reforma não será fácil, por isso ele pediu a determinação e a colaboração de todos os membros da Igreja.