Papa Francisco apela à unidade na luta contra a AIDS
"Na luta contra a AIDS é necessário estarmos unidos se quisermos vencer". Foi o que disse o Santo Padre Francisco em mensagem enviada a 8ª Conferência da Sociedade Internacional da AIDS, sobre HIV Patogênese, Tratamento e Prevenção, realizada em Vancouver, Canadá, de 19 a 22 de julho.
Unidos é possível vencer. Este é o significado da mensagem do Papa Francisco na qual ele expressa sua "estima" por aqueles que se dedicam em salvar vidas, particularmente através da terapia antirretroviral e do tratamento de prevenção. Tais esforços "testemunham a possibilidade de um resultado positivo quando todos os setores da sociedade se unem por um objetivo comum", disse o Papa.
Francisco garantiu aos participantes as suas orações, na esperança que os avanços na farmacologia, no tratamento e na pesquisa sejam acompanhados por um "compromisso firme para promover o desenvolvimento integral de cada pessoa como um filho amado de Deus".
A mensagem do Santo Padre, assinada pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, foi enviada ao Dr. Julio Montaner, co-presidente da Conferência e diretor do Centro de HIV/AIDS do hospital São Paulo em Vancouver.
Conforme relatado pela Rádio Vaticano, trata-se de uma instituição de inspiração católica, fundada pelas Irmãs da Providência, e tem-se distinguido para demonstrar que o diagnóstico precoce e o tratamento de pessoas vivendo com o HIV não só salva vidas, mas também é 96% eficaz na prevenção da propagação da doença.
O principal tema da conferência deste ano foi "tratamento como prevenção". Especialistas internacionais acreditam que poderiam debelar o HIV como emergência de saúde até 2030, se pelo menos 90% de todas as pessoas infectadas fossem corretamente diagnosticadas e tivessem acesso ao tratamento antirretroviral.