Papa Francisco chega ao palco de Copacabana para a Via Sacra
O papa Francisco chegou ao principal palco montado na praia de Copacabana para presenciar a encenação da Via Sacra da 28ª Jornada Mundial da Juventude, da qual participam centenas de milhares de jovens de 190 países.
O pontífice chegou ao palco no papamóvel, no qual percorreu toda a orla de Copacabana.
Dezenas de milhares de jovens lhe acompanharam durante o trajeto, em um ambiente muito festivo, muitos deles correndo pela areia, enquanto vários helicópteros sobrevoavam a área e vários navios de guerra percorriam as águas de Copacabana.
A Via Sacra também passará pela orla, e a última estação, a 14ª, acontecerá no palco principal onde está o papa.
Cerca de 700 pessoas, entre artistas e jovens voluntários de Brasil, Porto Rico, México, Argentina, Alemanha e Estados Unidos evocam através das 14 estações os sofrimentos de Cristo e os males que afligem a sociedade moderna.
O amor, a vida, as doenças, a prisão, as drogas, os meios de comunicação modernos e a religiosidade são alguns dos temas presentes na representação, na qual os 280 jovens farão referência às missões, à conversão, às mães jovens, à defesa da vida, à vida dos casais, às mulheres que sofrem, aos estudantes e às doenças.
A Cruz Peregrina, a cruz de madeira que João Paulo II entregou aos jovens do mundo em 1984 para que a levassem por todo o planeta e é o símbolo das JMJ, foi carregada por 20 jovens dos cinco continentes.
O papa foi recebido no palco com a canção "Peregrino incansável", cantada por Ziza Fernandes. A música final, "A esperança entre nós" será entoada por todos os jovens.
Os autores dos textos são os padres Zezinho e Joãozinho, conhecidos por seu compromisso com a pastoral juvenil.
No final da cerimônia o papa pronunciará um discurso.