Papa Francisco cria 21 novos cardeais no Vaticano
No nono consistório de seu pontificado, o papa Francisco concluiu a criação de 21 novos cardeais, sendo 18 deles aptos a participar de um eventual conclave.
Em sua homilia, realizada na praça São Pedro, o líder da Igreja Católica destacou as diferentes origens dos novos membros, traçando um paralelo com uma grande orquestra sinfônica.
“O colégio cardinalício se assemelha a uma orquestra sinfônica, que representa a dimensão harmônica da Igreja. A diversidade é necessária e indispensável, mas cada som deve concorrer para o resultado comum. Na consoladora confiança de que temos como maestro o Espírito Santo,que seja Ele o protagonista”, disse o pontífice.
A lista de novos cardeais eleitores inclui três da Espanha, dois da Itália e dois da Argentina. Os outros são provenientes de África do Sul, Colômbia, EUA, França, Hong Kong, Malásia, Polônia, Portugal, Sudão do Sul, Suíça e Tanzânia.
Com as novas nomeações, o colégio cardinalício passou a ter 243 membros, sendo 139 eleitores.
O ministro do Interior, Matteo Piantedosi, liderou a delegação oficial italiana. A homilia no Vaticano também teve as presenças de autoridades francesas, polonesas, espanholas e portuguesas.