Papa Francisco deixa Roma em direção ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude
O avião que traz o papa Francisco de Roma para o Rio de Janeiro – onde presidirá a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – decolou na manhã desta segunda-feira no horário local (22).
Levado de helicóptero para o aeroporto de Fiumicino, onde foi recebido pelo chefe do governo italiano, Enrico Letta, Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, chegou ao avião carregando sua própria bagagem de mão para a sua primeira viagem oficial ao exterior no posto de sumo pontífice.
O avião – um Airbus A330, da companhia italiana Alitalia – decolou do aeroporto de Fiumicino às 8h55 (horário local, 3h55 de Brasília) e deve aterrissar no aeroporto Antônio Carlos Jobim no Rio de Janeiro às 16h local, após percorrer os 9.200 quilômetros que separam ambas as cidades. A aeronave leva a bordo 105 passageiros, incluindo vários jornalistas.
Em sua mensagem tradicional ao presidente Giorgio Napolitano, transmitida pelo Vaticano no momento do embarque, o papa Francisco expressou aos italianos "seus votos mais calorosos de serenidade de confiança no futuro".