Papa Francisco deseja paz na Copa do Mundo do Brasil
O Papa Francisco mandou uma mensagem para o Brasil em ocasião da Copa do Mundo que tem início nesta quinta-feira (12) em São Paulo com a cerimônia de abertura e o jogo entre a seleção brasileira e a Croácia na Arena Corinthians. "Desejo a todos uma Copa do Mundo esplêndida, jogada no espírito de verdadeira fraternidade", escreveu Francisco em sua conta no Twitter. Em uma mensagem de vídeo gravada em português o Papa desejou que o Mundial ocorra com toda tranquilidade.
"Queridos amigos, é com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil", destaca o começo da mensagem. "Que esta Copa do Mundo possa se desenvolver com toda a serenidade e a tranquilidade, sempre com respeito recíproco, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família", disse ele. "O esporte é um instrumento para comunicar os valores que promovem o bem dos seres humanos e ajudam a construir uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensamos na lealdade, na perseverança, na amizade, no compartilhar e na solidariedade", afirmou o Papa.
Francisco destacou que "o segredo da vitória no campo, mas também na vida, esta em saber respeitar o meu companheiro de equipe, como o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem em campo e nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! E, se é verdade que no final desta Copa, apenas uma equipe poderá erguer a taça como vencedor, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos seremos vencedores, reforçando as ligações que nos unem". A mensagem do Pontífice foi encaminhada ao Palácio do Planalto, a pedido da presidente Dilma Rousseff. A presidente pediu que Francisco gravasse a mensagem de paz para a Copa do Mundo quando se encontrou com o Papa no Vaticano em fevereiro passado. Argentino, o papa Francisco é um fã assumido de futebol e torcedor de carteirinha do San Lorenzo, que tem feito uma ótima temporada desde a eleição do pontífice, em março do ano passado.