Artigos/Curiosidades

PAPA FRANCISCO DIZ QUE DEVEMOS TER LUCIDEZ EVANGÉLICA PARA CONSEGUIRMOS ULTRAPASSAR AS TENTAÇÕES

Paramentos Litúrgicos
Segundo o Santo Padre, o Papa Francisco, devemos ter lucidez evangélica para conseguirmos ultrapassar as tentações. Ao longo destes meses de pontificado o Papa foi apresentando-as e chamando a atenção para os perigos:

– reduzir a fé a uma dimensão socializante: os cristãos que interpretam o Evangelho segundo as ideologias mais variadas, do liberalismo ao marxismo; – reduzir o encontro com Jesus a uma dinâmica de autoconhecimento: a fé abandona a dimensão espiritual à procura de simples bem-estar psicológico; cristãos sem a Cruz de Cristo:

– tentação gnóstica: proposta de espiritualidade superior, desencarnada, de católicos “iluminados”, com uma Igreja à sua medida; cristãos que seguem as modas do tempo.

– tentação pelagiana: – aqueles que procuram uma solução só disciplinar, a restauração de condutas e formas superadas; tendências exageradas para a segurança doutrinal; cristãos que procuram restaurar o passado perdido. ("O Evangelho – recorda o Papa – incomoda-nos porque nos obriga a caminhar, a andar para a frente. Há quem queira andar para trás. A isto chama-se ser teimoso.")

– funcionalismo paralisante: concepção funcionalista, que não tolera o mistério e prefere a eficácia; reduz a Igreja a uma ONG; o que conta são os resultados, os números, as estatísticas.

– clericalismo: de modo cúmplice, o pároco clericaliza e o leigo quer ser clericalizado; fenômeno que impede o crescimento da responsabilidade laical; a Igreja cai no imobilismo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo