Últimas Notícias

Papa Francisco e Fundação AIS em prol das obras de misericórdia em todo o mundo

Paramentos Litúrgicos

Na sexta-feira dia 17 de Junho, pelas 13h, em coletiva de imprensa na Sala Marconi nos escritórios da Rádio Vaticano, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai lançar uma campanha de angariação de fundos a nível internacional “Seja a Misericórdia de Deus” – uma campanha que decorrerá durante quatro meses, de 17 de Junho a 4 de Outubro, com o objectivo de apoiar obras de misericórdia em todo o mundo.

É uma iniciativa com a qual o Papa Francisco deseja associar-se pessoalmente convidando todos, através de uma vídeo mensagem que será exibida durante a conferência, a “realizar obras de misericórdia, juntamente com a Fundação AIS, em todo o mundo, de modo a socorrer as muitas necessidades de hoje”.

Desde a pastoral das prisões, a centros de reabilitação de toxicodependentes, grupos de apoio a mulheres que sofreram violência e ajuda aos refugiados – estes são apenas alguns exemplos de projectos que serão apoiados. A campanha será promovida nos 22 secretariados da Fundação AIS em todo o mundo. O encerramento da campanha será em Roma a 4 de Outubro, dia de São Francisco de Assis, quando a Fundação AIS apresentará ao Papa Francisco os “primeiros frutos” desta campanha.

O primeiro benfeitor da campanha é o próprio Papa Francisco, que na recente visita de uma delegação italiana da Fundação AIS a Erbil, no Curdistão Iraquiano, confiou um donativo para apoiar os Cristãos iraquianos através do bispo italiano Francesco Cavina de Carpi.

O donativo do Papa será entregue na Clínica de São José, em Erbil, que dá assistência médica gratuita a cerca de 2.800 refugiados de todas as religiões. A descrição deste projecto será apresentada na conferência de imprensa na sexta-feira, dia 17 de Junho, pelo Padre Imad Gargees, um sacerdote católico que trabalha com os refugiados iraquianos. Este padre exibirá igualmente um pequeno vídeo sobre a clínica com uma mensagem de agradecimento ao Papa do Arcebispo caldeu D. Bashar Warda.

Entre os presentes na conferência de imprensa estará o presidente internacional da Fundação AIS, Cardeal Mauro Piacenza, e o secretário-geral, Philipp Ozores. Ambos serão recebidos em audiência privada com o Papa, juntamente com outros membros da delegação internacional da Fundação AIS, uma hora antes da conferência de imprensa.

Entre os convidados para a conferência de imprensa, que será moderada pelo próprio porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, estará D. Sebastian Francis Shaw de Lahore, no Paquistão, que, pela primeira vez em Itália, irá descrever como as comunidades cristãs estão a reagir ao trágico ataque do passado dia 27 de Março, quando um homem suicida se fez explodir num parque público, onde os Cristãos estavam a celebrar a Páscoa, matando 76 pessoas, das quais 30 eram crianças. Três projectos da campanha “Seja a Misericórdia de Deus” serão, de facto, dirigidos para Lahore, em parte no apoio às vítimas de Março de 2015, num ataque anterior a duas igrejas no bairro cristão de Youhannabad e outra parte para melhorar as medidas de segurança numa destas igrejas, a igreja de São João, e para o seminário diocesano de São Francisco Xavier.

A relação entre o Papa Francisco e a Fundação AIS já é de há muitos anos. Enquanto ainda Arcebispo de Buenos Aires, o então Cardeal Bergoglio, realizou uma série de projectos com o apoio da Fundação AIS, que descreveu numa carta enviada aquando do 60º aniversário da Fundação AIS, como um “símbolo de comunhão e de fraternidade com a Igreja que sofre”. Esta é uma outra razão pela qual o Santo Padre quis associar-se à campanha “Seja a Misericórdia de Deus” da Fundação AIS. Como o próprio diz na sua vídeo mensagem, “Confio estas obras de misericórdia à Fundação AIS, Ajuda à Igreja que Sofre.”

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo