Últimas Notícias

Papa Francisco em Santa Marta: Uma pessoa pode ganhar tudo, mas se tornar um fracassado

Paramentos Litúrgicos

Em cada circunstância da vida, o cristão deve escolher Deus e não deixar-se enganar pelos hábitos e situações que afastam dele. Foi a recomendação do Papa ao comentar as leituras do dia na Missa matutina celebrada na Casa Santa Marta.

Escolher Deus, escolher o bem, para não se tornar um fracassado. Aclamado por ser um adorador de pequenas coisas que passam. Assim, o Santo Padre fez referência de um trecho da Bíblia em que Deus diz a Moisés: “Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade. Ouves os mandamentos de Javé, teu Deus, que hoje te ordeno, de andar em seus caminhos”.

Francisco explicou que o cristão deve fazer esta escolha todos os dias como fez Moisés. E é uma escolha difícil, admitiu o Papa. “É mais fácil viver deixando-se levar pela inércia da vida, pelas situações, pelos hábitos”. E acrescentou que, no fundo, é mais fácil se tornar o servidor de “outros deuses”.

“Escolher entre Deus e os outros deuses, continuou o Papa, que não têm o poder de nos dar nada, somente pequenas coisas que passam. E não é fácil escolher, nós temos sempre este hábito de ir onde as pessoas vão, como todos fazem. Como todos. Todos e ninguém”. Francisco destacou que hoje a Igreja nos diz: ‘Mas, pare! Pare e escolha. É um bom conselho. E hoje nos fará bem parar e, durante o dia, pensar um pouco: como é o meu estilo de vida? Por quais caminhos eu ando?”.

E aprofundando um pouco mais, Francisco propôs perguntar-se também qual é a minha relação com Deus, com Jesus. A relação com os pais, os irmãos, a mulher e o marido, os filhos…

O Papa explicou que “um caminho errado é o de procurar sempre o próprio sucesso, os próprios bens, sem pensar no Senhor e sem pensar na família”. Uma pessoa pode ganhar tudo, mas no final, se tornar um fracassado. E acrescentou: “fizeram-lhe um monumento, pintaram um quadro para ele. Mas fracassou, não soube escolher direito entre a vida e a morte”.

E insistiu questionando qual é a ‘velocidade da minha vida’, se ‘reflito sobre as coisas que faço’; e convidou a pedir a graça de ter ‘a pequena coragem’ necessária para escolher, cada vez.

Por fim, o Papa deu um conselho citando o Salmo 1: “Feliz é o homem que confia no Senhor”. Quando o Senhor nos dá este conselho ‘Pára decide, decide’, Ele não nos deixa sozinhos. Está conosco e quer nos ajudar. Temos somente que confiar, ter confiança Nele. ‘Feliz o homem que confia no Senhor’. Hoje, quando nós paramos para pensar nestas coisas e tomar decisões, escolher, sabemos que o Senhor está conosco, ao nosso lado para nos ajudar. Nunca nos deixa ir sozinhos, jamais. Está sempre conosco, inclusive no momento das decisões”.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo