Papa Francisco enfrenta queda de popularidade nos Estados Unidos
A dois meses de sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o papa Francisco enfrenta uma queda de popularidade no país.
Segundo uma pesquisa do instituto Gallup, 59% dos norte-americanos aprovam o Pontífice argentino. Apesar de alto, o número está bem abaixo dos 76% registrados em fevereiro de 2014.
Conduzida entre os dias 8 e 12 de julho, a sondagem mostra também uma redução brusca entre os católicos, com sua aprovação passando de 89% a 71% no mesmo período. Já entre os católicos conservadores, a queda foi ainda maior: de 71% para 45%.
De acordo com o instituto, a diminuição da popularidade de Francesco se deve às suas posições sobre meio ambiente e economia, que não estão sendo bem aceitas entre os republicanos. Recentemente, o Pontífice publicou uma encíclica que pede um novo modelo de desenvolvimento e fez duras críticas ao capitalismo.
Depois da divulgação da "Louvado seja", Jeb Bush, um dos mais fortes candidatos do Partido Republicano à Presidência, disse que sua política econômica não era ditada por seu bispo, seu cardeal ou seu Papa.