Papa Francisco envia mensagem ao governo chinês
O papa Francisco enviou mais uma mensagem ao governo chinês, enquanto sobrevoava o país asiático, na volta de sua viagem pelas Filipinas.
"Envio cordiais saudações à Sua Excelência enquanto estou em voo sobre o seu país, na minha viagem das Filipinas ao Vaticano. Asseguro minhas orações pelo presidente e por todo o povo da China, invocando sobre vós abundantes benções de harmonia e prosperidade", escreveu o Pontífice em telegrama.
Em agosto do ano passado, após visitar a Coreia do Sul, Jorge Mario Bergoglio teve o mesmo gesto ao passar pelo espaço aéreo chinês, como sinal de boa-vontade. Em 1984 e em 1989, quando o então papa João Paulo II viajou para a Ásia, o governo do país não permitiu que o avião papal sobrevoasse a nação.
E, segundo entrevista do teólogo brasileiro Leonardo Boff à ANSA, China e Vaticano estariam próximos de normalizar suas relações diplomáticas. Os dois países divergem sobre o controle da Igreja Católica, sendo que, frequentemente, o Partido Comunista Chinês nomeia bispos sem a autorização do Pontífice.
Além dos líderes da China e da Itália, presidentes das Filipinas, Mongólia, Rússia, Belarus, Polônia, República Checa, Eslováquia, Áustria e Eslovênia também receberão telegramas de agradecimento.