Papa Francisco está em selo dos 150 anos da Guarda Costeira
Um aperto de mãos e a visita do Papa Francisco à Lampedusa. Essas são as imagens escolhidas pelo Escritório Filatélico e Numismático Vaticano e pela Guarda Costeira Italiana para celebrar os 150 anos de atividade do órgão.
As imagens têm uma forte ligação com a frequente chegada de imigrantes ilegais à Itália através do Mar Mediterrâneo. Diariamente, o Corpo da Marinha Militar realiza operações de resgate de pessoas que, por causa de condições extremas, fogem de guerras e da miséria em uma arriscada viagem marítima.
Os selos estão inseridos em um folder especial, que reúne imagens do Pontífice em Lampedusa, quando fez sua primeira viagem para fora de Roma. A ilha italiana é um dos principais pontos de entrada de imigrantes e, por isso, palco de inúmeros naufrágios e tragédias.
Serão impressos 10 mil exemplares do selo, que será vendido por 5 euros a partir do dia 19 de maio. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para ações humanitárias que a Santa Sé mantém para ajudar os imigrantes que chegam ao país.