Últimas Notícias

Papa Francisco mantém residência fora do palácio apostólico

Paramentos Litúrgicos

O Papa Francisco vai continuar a residir na Casa de Santa Marta, que acolheu os cardeais eleitores durante o Conclave, sem se mudar para o apartamento no palácio apostólico do Vaticano, anunciou o porta-voz da Santa Sé.

“O Santo Padre, com palavras muito simples, deixou entender que pretende, pelo menos nesta fase, continuar a viver na Domus Sanctae Marthae”, disse o padre Federico Lombardi.

Francisco presidiu à missa de Terça-feira Santa na capela da Casa de Santa Marta, que reuniu os hóspedes do edifício.

O padre Lombardi adiantou que o Papa se mudou do quarto (207) que ocupou durante o Conclave para um outro maior (201) que lhe dá a “possibilidade de receber as pessoas mais facilmente”.

“Para as audiências, a atividade normal da manhã – encontros com grupos, audiências a visitantes importantes, etc. – (o Papa) usa há vários dias o apartamento das audiências pontifícias, no segundo andar do Palácio Apostólico”, precisou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

O referido andar engloba a sala clementina, a biblioteca privada e outros ambientes destinados à “atividade oficial” do Papa, que depois regressa à Casa de Santa Marta, onde pode conviver com outros membros do clero.

A suite 201 era a residência prevista para o novo pontífice nos dias imediatamente posteriores à sua eleição.

A Casa Santa Marta (Domus Sanctae Marthae), situada no Vaticano, é usada por pessoal eclesiástico ao serviço da Santa Sé fora do período do Conclave, no qual é reservada aos cardeais.

A estrutura articulada em dois blocos paralelos unidos por um corpo central, dispõe nos quatro pisos superiores de 129 quartos, dos quais 109 compostos por estúdio e cama, bem como capela, gabinetes, sala de refeições e espaços para reuniões.

O edifício, que não tira a visão à cúpula da Basílica de São Pedro, foi construído em 1996, quando João Paulo II era Papa, em substituição de construções do século XIX erguidas no pontificado de Pio IX.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo