Papa Francisco não pensa em renunciar; “para ele a Igreja está 200 anos atrás”
“Francisco não está pensando em renunciar”, escreve o padre Guillermo Marcó, ex-secretário do cardeal Bergoglio, em InfoBae.com (12 de junho).
Papa Francisco liga para Marcó todo dia 29 de janeiro para comemorar seu aniversário: “Ele reserva um tempo para conversar, não apenas para dizer olá”.
Com as dificuldades de Francisco para caminhar tudo leva mais tempo, “mas ele faz tudo sozinho”, e reservou uma hora e meia do seu tempo para a recente visita de Marcó a Santa Marta.
Atualmente, Francisco está lendo “La Chiesa che verrà”, um livro-entrevista com o falecido cardeal de Milão, Martini (+2012), um dos principais arquitetos da atual queda da Igreja na Itália.
É assim que InfoBae.com coloca: Francisco “está lendo um livro sobre a Igreja, a última entrevista com o Cardeal Martini, ele diz que a Igreja está 200 anos atrás”. A redação em espanhol sugere que o Papa adotou a tese de Martini.
O Papa Francisco está “cheio de projetos” e “em nenhum momento, comigo, levantou a possibilidade de demissão”, escreve Marcó.
A questão de viajar para a África ele deixou nas mãos de seu médico, que disse não. Marcó: “Francisco se exercita diariamente e está melhorando aos poucos” e essa viagem teria “interrompido seu tratamento”.