Papa Francisco nomeia bispo de Sinop, no Mato Grosso
O Santo Padre aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Gentil Delázari, em conformidade com o cânon 401 parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. Na mesma data, nomeou dom Canísio Klaus como bispo Sinop (MT), transferindo-o da diocese de Santa Cruz do Sul (RS).
Dom Canísio nasceu em 09 de outubro de 1951 em Arroio do Meio. Estudou Filosofia no Seminário Maior de Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1979. Foi nomeado Bispo Auxiliar de Diamantino e recebeu a ordenação episcopal em 21 de junho. Em agosto de 1998 foi enviado para a diocese de Diamantino (MT), onde permaneceu até 2010.
Exerceu diferentes funções como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição; professor no Seminário do Sagrado Coração de Jesus em Arroio do Meio; coordenador da Pastoral Diocesana e Membro do Colégio de Consultores de Santa Cruz do Sul. Na trajetória episcopal foi presidente do regional Oeste 2, membro do Conselho Permanente da CNBB, bispo de Diamantino e de Santa Cruz do Sul.
Dom Gentil Delazari é natural de Encantado (RS). Foi nomeado bispo de Sinop (MT) em 09 de fevereiro de 1994. Em 2015, completou 20 anos à frente desta Igreja Particular e 47 anos de vida sacerdotal. Na caminhada episcopal foi responsável pelo Setor de Vocações no regional Oeste 2 da CNBB.