Últimas Notícias

Papa Francisco pede coragem e criatividade para o processo de paz na Colômbia

Paramentos Litúrgicos

O Papa Francisco pediu aos juristas da Colômbia para contribuir com “coragem e criatividade” para identificar soluções que reforcem a paz e a justiça.

Francisco enviou uma carta ao presidente do Suprema Corte de Justiça, José Leonidas Bustos Martinez, por ocasião do XXVIII Encontro da Jurisdição Ordinária, cujo tema é 'justiça transicional, paz e pós-conflito', realizado na cidade de Cartagena das Índias, em 13 e 14 de agosto.

Na carta, assinada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, recorda-se que "o tema desta reunião é de crucial importância para o futuro da Colômbia” e tem um alcance que “supera as próprias fronteiras nacionais".

Por isso, o Santo Padre acompanha com suas orações os trabalhos deste encontro, para que “no quadro da institucionalidade, possam contribuir com coragem e criatividade” para identificar soluções que reforcem a paz e a justiça, respeitando o ordenamento jurídico nacional e internacional.

Assim, destaca na carta que "o encontro ajudará a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e a obter uma paz estável e duradoura".

Em cinco décadas de conflito, os confrontos entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo deixaram 220.000 mortos, mais de 25.000 desaparecidos e quase 30.000 sequestrados, mais de 5,7 milhões de deslocados. O atual presidente Juan Manuel Santos começou o processo de paz com as Farc, realizado em Havana, em novembro de 2012.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo