Papa Francisco pede “renascimento” em carta para presidiários
O papa Francisco escreveu uma carta para os detentos do presídio Latina, que fica ao sul de Lazio, na Itália, desejando um Feliz Natal e recomendando que eles utilizem o tempo na cadeia para "renascer" em uma vida nova.
O Pontífice começou a carta pedindo "desculpas" por não ter respondido antes a todas as mensagens que os detentos lhe escreveram durante o tempo que está à frente da Igreja Católica.
Ele afirmou que espera que "as horas, os dias, os meses e os anos passados ou que estão sendo cumpridos no local sejam vistos e vividos não como um tempo perdido ou uma temporada de punição, mas sim como uma nova oportunidade para renascer, voltando a viver a esperança do Senhor que nunca decepciona".
Jorge Bergoglio manifestou "alegria" porque muitos presos seguem no "caminho de fé" com o capelão do presídio. Por isso, enviou junto com a carta uma oração para ser rezada durante a celebração, afirmando que a "Santa Missa é o caminho com o Senhor, que é o médico de suas feridas".
Para o padre Nicola Cupaiolo, capelão do local, a correspondência enviada pelo Papa representa é "um momento que não se deve desperdiçar" e "é um estímulo muito positivo e muito bonito por parte do Papa".