Papa Francisco recebeu delegação do Iazidi
O Papa Francisco recebeu uma delegação da comunidade Iazidi, liderada pelo chefe de todos os iazidis, Tahsin Said Ali Beg, e seu líder espiritual supremo, o "Baba Sheikh", Skeikh Kato, ambos residentes no Curdistão iraquiano.
A delegação, incluindo outros três representantes do Iazidi do norte do Iraque, da Georgia e da Diáspora na Alemanha – agradeceu ao Papa, definindo-o como "pai dos pobres", por seu apoio aos iazidis neste tempo de perseguição e sofrimento.
O Pontífice -relata um comunicado da sala de imprensa do Vaticano- também foi informado sobre a situação de cerca de cinco mil mulheres iazidis escravizadas pelo ISIS. Durante as conversações foram destacadas as boas relações entre as comunidades iazidis e as cristãs e a mútua solidariedade.
O Santo Padre -explica a nota- garantiu aos delegados sua proximidade espiritual e apoio neste momento de provação, e fez votos de que possam restabelecer as condições de justiça para uma vida livre e pacífica para os iazidis e todas as minorias que enfrentam discriminação e violência.
A reunião durou mais de meia hora e teve lugar na biblioteca privada no Palácio Apostólico.
Os iazidis são cerca de um milhão e meio no mundo, dos quais meio milhão no Iraque e outros vivem na Turquia, Geórgia, Armênia e na diáspora, em outros países.