Papa Francisco reza por Bento XVI e Ucrânia em primeira missa de 2023
O papa Francisco fez uma oração pelo seu antecessor Bento XVI durante a primeira missa do ano celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O religioso faleceu neste último sábado (31) aos 95 anos após uma piora em seu estado de saúde nas últimas semanas ligadas a problemas “da idade avançada”.
“Hoje confiamos à Mãe Santíssima o amado papa emérito Bento XVI para que ela o acompanhe na sua passagem desse mundo para Deus”, disse durante a homilia.
Na celebração, o líder católico voltou a rezar pela Ucrânia, que vive uma guerra desde fevereiro de 2022, e pediu pela paz.
“Nós, no início desse ano, temos a necessidade de esperança, assim como a terra tem da chuva. Rezemos para a Mãe de maneira especial pelos filhos que sofrem e não têm mais a força de rezar, por tantos irmãos e irmãs atingidas por tantas guerras no mundo, que vivem esses dias de festa no escuro e no frio, na miséria e no medo, imersos na violência e na indiferença”, disse referindo-se ao fato dos ucranianos estarem enfrentando constantes apagões pelos ataques russos às redes de infraestrutura.
O papa Francisco ainda pediu para que os fiéis “sujem as mãos” para ajudar os mais necessitados da sociedade atual.
“Irmãos e irmãs, para acolher Deus e sua paz não se pode ficar parado e acomodado esperando que as coisas melhorem.
“Precisamos nos levantar, acolher as ocasiões de graça, andar, arriscar. E, perante a preguiça que anestesia e a indiferença que paralisa […] é preciso andar, mover-se pelo que ocorre no mundo, sujar as mãos para fazer o bem, renunciar a muitos hábitos e comodidades para abrir-se para as novidades de Deus – que são encontradas na humildade do serviço, na coragem de cuidar”, acrescentou.