Papa Francisco se encontra com atletas da Fiorentina e do Napoli
O papa Francisco teve um encontro nesta sexta-feira (02) com as equipes da Fiorentina e do Napoli, que disputam a final da Copa da Itália neste sábado (03). Agradecendo a visita dos times, Francisco ressaltou a importância social dos atletas. "O futebol na Itália como na Argentina e em outros lugares do mundo é um fator social e pede que haja uma responsabilidade da parte dos jogadores – dentro e fora de campo – e da parte dos dirigentes nacionais e locais", destacou.
O Papa também pediu para que os atletas não deixem o lado financeiro falar mais alto que o esportivo. "Hoje, também no futebol, há um grande giro de dinheiro, por causa da publicidade, da televisão, etc. Mas, o fator econômico não deve prevalecer sobre o esportivo porque isso pode acabar estragando tudo, seja em nível nacional e internacional ou local", disse.
Outro conselho de Francisco foi na questão do comportamento dos jogadores. "Vocês são o centro das atenções e muitos dos seus admiradores são pessoas muito jovens. Lembrem-se sempre disso: o modo que vocês se comportam dentro ou fora dos gramados ecoa entre eles, para o bem ou para o mal. Sejam sempre esportivos", solicitou o Pontífice. Ele aproveitou o momento para relembrar a infância, dizendo que "quando era jovem fui diversas vezes ao estádio e tenho boas lembranças". Segundo o Papa, foram "momentos de alegria no domingo junto dos familiares". Francisco é torcedor do San Lorenzo, na Argentina.