Artigos/Curiosidades

Imagem de São Bartolomeu no Mosteiro de São Bento de SP, representando sua morte por esfolamento

Paramentos Litúrgicos

Esta imagem de São Batolomeu foi fotografada pelo jornalista Fabio Botto, no Mosteiro de São Bento de São Paulo. Esta iconografia representa a morte deste Apóstolo de Cristo, que segundo a história, foi esfolado vivo. Note bem, que nesta imagem de São Bartolomeu, o mesmo está segurando uma faca e seu próprio rosto.

Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: “Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: ‘É Jesus, o filho de José de Nazaré’”. Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1,47).

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.

Um dos Doze Apóstolos, sexta mencionados nas três listas do Evangelho (Mateus 10:3, Marcos 3:18, Lucas 6:14), e sétimo na lista de Atos (1:13). O nome (Bartolomeu) significa “filho de Talmai” (ou Tholmai), que era um nome hebraico antigo, a cargo, por exemplo, o Rei de Gessur cuja filha era uma mulher de Davi (2 Samuel 3:03). Ele mostra, ao menos, que Bartolomeu era de ascendência hebraica, que pode ter sido seu verdadeiro nome próprio ou simplesmente acrescentado para diferenciá-lo como o filho de Talmai. Fora dos casos referidos, nenhuma outra menção do nome ocorre no Novo Testamento.

Nada mais se sabe dele com certeza. Muitos estudiosos, no entanto, identificá-lo com Natanael (João 1:45-51; 21:2). As razões para isso são Bartolomeu que não é o bom nome do Apóstolo, que nunca o nome ocorre no Quarto Evangelho, enquanto Nathaniel não é mencionado nos sinóticos, que o nome de Bartolomeu é acoplado com Filipe nas listas de Mateus e Lucas, e encontrado próximo a ele em Marcos, que também concorda com o fato demonstrado por São João que Filipe era um velho amigo de Natanael e trouxe-o a Jesus, que a chamada de Nathaniel, referiu com a chamada de vários Apóstolos, parece marcar ele para o apostolado, especialmente desde que a narrativa em vez completo e belo nos leva a esperar algum acontecimento importante, que Nathaniel da Galiléia, onde Jesus encontrou a maioria, se não todos, dos Doze, finalmente, que na ocasião do surgimento da ressuscitado Salvador na costa do Mar de Tiberíades, Nathaniel encontra-se presente, juntamente com vários apóstolos que estão identificados e dois discípulos que estavam sem nome, quase certamente, de igual modo Apóstolos (a palavra “apóstolo” não ocorrendo no Quarto Evangelho e “discípulo “de Jesus normalmente significa apóstolo) e assim, presumivelmente, foi um dos Doze. Esta cadeia de indícios é engenhoso e muito forte, o elo mais fraco é que, depois de tudo, Nathaniel pode ter sido um outro personagem em quem, por algum motivo, o autor do Quarto Evangelho pode ter sido particularmente interessado, como ele era em Nicodemos , que também não é chamado nos sinóticos.

Nenhuma menção de São Bartolomeu ocorre na literatura eclesiástica antes de Eusébio, que menciona que Panteno, o mestre de Orígenes, enquanto evangelizar a Índia, foi dito que o Apóstolo pregou ali antes e ele tinha dado a sua converte o Evangelho de São Mateus escrito em hebraico, que foi ainda valorizado pela Igreja. “Índia” foi um nome que abrange uma área muito ampla, incluindo até mesmo a Arábia Felix. Outras tradições representam St. Bartholomew como pregação na Mesopotâmia, Pérsia, Egito, Armênia, Licaônia, Frígia, e nas margens do Mar Negro, uma lenda, é interessante notar, ele identifica com Nathaniel.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo