Papa lamenta conversão da Basílica de Santa Sofia em mesquita
O papa Francisco lamentou a decisão da Turquia de converter a Basílica de Santa Sofia, em Istambul, em uma mesquita. O líder católico mencionou a situação do antigo templo bizantino durante o Angelus, no Vaticano, ao falar sobre a Jornada Internacional do Mar. “O mar me leva um pouco distante com o pensamento: a Istambul. Penso em Santa Sofia e sinto muita dor”, declarou Francisco, sem se alongar na questão. A Basílica de Santa Sofia foi inaugurada no ano de 537 e serviu como catedral cristã dedicada à Divina Sabedoria até 1453, quando os otomanos conquistaram Constantinopla (atual Istambul) e transformaram o templo em mesquita.
Em 1934, no entanto, Mustafa Kemal Ataturk, fundador da Turquia moderna e defensor do secularismo, converteu a antiga basílica em museu.
Já o Conselho de Estado anulou o decreto de Ataturk, e o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou a reconversão de Santa Sofia em mesquita, em decisão condenada pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pela Unesco. Logo em seguida, um portal ortodoxo, o Orthodox Times, chegou a reclamar do “silêncio injustificado” da Santa Sé e do próprio papa Francisco.