Papa mostrará à Espanha suas raízes
Recentemente, o Papa Bento XVI afirmou que "está muito contente com a viagem à Espanha. Ele desejava esta viagem", disse ao Pe. Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O sacerdote interveio em um briefing na sala de imprensa, no qual explicou os detalhes da viagem do Pontífice a Barcelona e Santiago de Compostela, nos dias 6 e 7 de novembro.
Segundo o Pe. Lombardi, trata-se da primeira visita de Joseph Ratzinger, tanto a Santiago de Compostela como a Barcelona, onde "só havia estado algumas horas no aeroporto, enquanto trocava de avião".
Disse que a família real da Espanha "está muito comprometida" nesta viagem. O Papa terá um encontro com os príncipes de Astúrias em Santiago de Compostela, no sábado, depois da cerimônia de boas-vindas no aeroporto da cidade.
Por outro lado, o encontro com o chefe do governo espanhol, José Luis Rodíguez Zapatero, no aeroporto de El Prat, de Barcelona, será mais curto, devido à brevidade da própria visita.
O porta-voz vaticano esclareceu que, em agosto de 2011, haverá oportunidades de encontros protocolares mais longos, durante a viagem do Papa à Espanha para a Jornada Mundial da Juventude, que durará mais dias.
O Pe. Lombardi confirmou também que Bento XVI saudará o líder do PP, Mariano Rajoy, procedente da Galícia, no sábado, em Santiago de Compostela.
Sagrada Família
Com relação ao templo da Sagrada Família, que o Papa consagrará como basílica no dia 7 de novembro, o Pe. Lombardi recordou que sua arquitetura está "repleta de símbolos litúrgicos".
O porta-voz vaticano esclareceu aos jornalistas que a Sagrada Família não é a catedral de Barcelona – esta se chama da Santa Cruz e Santa Eulália, construída entre os séculos XIII e XV, e se encontra no centro da cidade.
Frente à figura de Antoni Gaudí, cuja causa de canonização está em curso e que em alguns setores despertou polêmica, Lombardi afirmou que se trata de um "cristão exemplar".
Disse que "a causa segue adiante, em discussão com a Congregação para as Causas dos Santos" e que está sendo analisada "com objetividade". Esclareceu que a finalidade da consagração do Papa "não é promover a causa de Gaudí".
Três viagens à Espanha
Se os planos forem por bom caminho, em menos de 4 anos, Bento XVI irá 3 vezes à Espanha: as 2 últimas com menos de um ano de diferença.
A primeira viagem se realizou em 2006, para o 5º Encontro Mundial das Famílias, em Valência; a segunda será esta viagem; e a terceira acontecerá em agosto de 2011, em Madri, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
Por que esta atenção especial à Espanha? – esta foi uma das perguntas feitas por ZENIT no encontro com os jornalistas.
"Não é que a Espanha seja sortuda – respondeu o chefe de imprensa da Santa Sé. São ocasiões que oferecem a oportunidade de responder com viagens frequentes".
Alguma preocupação especial do Papa pela crise de fé e o crescente secularismo desse país?, perguntou ZENIT.
Lombardi respondeu: "Estes problemas ocorrem também em outros países, por exemplo, no Reino Unido. Eu não sou a pessoa indicada para fazer análises específicas; acho que existem ocasiões e lugares que favorecem e que neste caso foi a vez da Espanha". Por Carmen Elena Villa.