Papa publicará convocação de Ano Santo no próximo dia 11 de abril
Após ter anunciado no último dia 13 de março um Ano extraordinário a partir de dezembro de 2015, o papa Francisco publicará a convocação oficial do Jubileu em 11 de abril, primeiro sábado após a Páscoa.
O rito acontecerá às 17h30 (horário local) na basílica de São Pedro e prevê a leitura de trechos da bula pontifícia em frente à Porta Santa da igreja vaticana. No dia seguinte, Jorge Bergoglio presidirá a celebração das Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, tema oficial do Ano Santo.
A bula de convocação de um Jubileu é o documento fundamental para reconhecer o espírito com o qual o evento está sendo organizado, as intenções e os frutos esperados pelo Papa que o convocou.
Dedicado à misericórdia, o Ano Santo será realizado entre 8 de dezembro de 2015, data do aniversário de 50 anos do fim do Concílio Vaticano II, e 20 de novembro de 2016.
Tradicionalmente, esse rito acontece a cada 25 anos. O último foi em 2000, portanto, o próximo deveria ser apenas em 2025. Contudo, um Pontífice pode convocar tal celebração por razões extraordinárias.
O Jubileu é um período em que a Igreja Católica concede graças espirituais aos fiéis, como a expiação dos pecados. Segundo a tradição, esse é um tempo em que é mais fácil para o cristão alcançar as bênçãos de Deus. Ele também é uma espécie de chamado para que os que estão afastados da fé retomem sua vida religiosa.
Com esse Ano Santo, Francisco deixa claro sua intenção de levar a Igreja a continuar as reformas iniciadas pelo Concílio Vaticano II, quando foram feitas uma série de aberturas na doutrina católica.