Patriarca de Constantinopla agradece as orações do Papa Francisco
Bartolomeu I agradeceu ao Papa Francisco em Chania, na Ilha grega de Creta, ao começar os trabalhos do Concílio Pan-Ortodoxo desse dia.
O Papa Francisco, no Angelus deste domingo, recordou e rezou uma Ave Maria com os fieis presentes na Praça São Pedro pelo “santo e grande Concílio da Igreja Ortodoxa”.
O Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e o Secretário do dicastério Dom Brian Farrel participam do histórico evento.
Em seu discurso Bartolomeu, o Patriarca de Constantinopla, recordou aos presentes que “o mundo está olhando para nós” e isto – acrescentou – nos pede “uma responsabilidade ainda maior”. Antes da leitura da prolusão, Bartolomeu referiu-se à ausência das Igrejas de Moscou, Bulgária, Geórgia e Antioquia. Então, leu as mensagens enviadas pelos Patriarcas Iohannes X de Antioquia e Kirill da Igreja Ortodoxa Russa, em que são reafirmadas as razões da ausência no evento.
Este encontro que está sendo celebrado em Creta é o primeiro convocado com caráter universal pelos ortodoxos desde o segundo concílio de Niceia, no ano 787. Depois de mais de 50 anos de preparação, as 14 Igrejas chegaram a um acordo em um encontro no começo do ano, onde além do mais enumeraram os temas aprovados oficialmente, que formarão parte da agenda desta histórica reunião.