Últimas Notícias

Patriarca de Constantinopla agradece as orações do Papa Francisco

Paramentos Litúrgicos

Bartolomeu I agradeceu ao Papa Francisco em Chania, na Ilha grega de Creta, ao começar os trabalhos do Concílio Pan-Ortodoxo desse dia.

O Papa Francisco, no Angelus deste domingo, recordou e rezou uma Ave Maria com os fieis presentes na Praça São Pedro pelo “santo e grande Concílio da Igreja Ortodoxa”.

O Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e o Secretário do dicastério Dom Brian Farrel participam do histórico evento.

Em seu discurso Bartolomeu, o Patriarca de Constantinopla, recordou aos presentes que “o mundo está olhando para nós” e isto – acrescentou – nos pede “uma responsabilidade ainda maior”. Antes da leitura da prolusão, Bartolomeu referiu-se à ausência das Igrejas de Moscou, Bulgária, Geórgia e Antioquia. Então,  leu as mensagens enviadas pelos Patriarcas Iohannes X de Antioquia e Kirill da Igreja Ortodoxa Russa, em que são reafirmadas as razões da ausência no evento.

Este encontro que está sendo celebrado em Creta é o primeiro convocado com caráter universal pelos ortodoxos desde o segundo concílio de Niceia, no ano 787. Depois de mais de 50 anos de preparação, as 14 Igrejas chegaram a um acordo em um encontro no começo do ano, onde além do mais enumeraram os temas aprovados oficialmente, que formarão parte da agenda desta histórica reunião.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo