Artigos/Curiosidades

PECADO E SACRIFÍCIO: O PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DAS ALMAS – ARTIGO ESCRITO POR MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
PECADO E SACRIFÍCIO: O PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DAS ALMAS - ARTIGO ESCRITO POR MÔNICA ROMANOA partir do próximo domingo, entramos na Semana Santa, porém as angústias e dores já podem ser vivenciadas desde o 5º domingo da quaresma. E não poucas pessoas se perguntam, “ Mas porque Deus teve que sofrer tanto para nos resgatar do pecado? Os textos da Santa Missa nos mostram um Jesus abatido, agoniado, pois a hora se aproxima, mas também seguro do papel que tem a desempenhar neste plano de salvação, pois ao fim, Ele seria e foi glorificado. Deus confirmou isso , “ Eu o glorifiquei e glorificarei de novo”. Sempre  na esperança de que que após a noite escura , sempre brilha um sol radiante.

Mas ainda fica o por quê. Porque Deus teve que ter um plano de salvação? Vamos voltar às origens… O livro do Gênesis nos narra a história da criação, e no Sábado Santo voltaremos  a ouvir esta leitura dentre as muitas. Tendo criado o homem a sua imagem e semelhança, Deus deu ao homem o domínio de toda a criação, um presente tão grande, que provocou a ira e inveja do mais belo dos anjos criados por Deus.

O homem era satisfeito em tudo no paraíso e gozava da presença face a face de Deus, que não o tinha como um menor, mas como amigo.

A única coisa que o homem tinha que fazer, era obedecer, simples, apenas isso. Mas o mal é astuto, e com astúcia conseguiu enganar o elo fraco, a mulher. Esta convenceu Adão a desobedecer. E o mal triunfou sobre a criação, a morte era o destino de toda criação de Deus.

Percebendo o casal o erro que tinham cometido, passaram a fazer o que nós também fazemos, nós pecamos, mas a culpa é sempre do outro, queremos sempre justificar o erro, ser humilde e admitir a queda não é fácil.

E mais um resultado de tal erro, se deram conta de sua nudez, e no caso do Gênesis pode ser literal ou nudez de alma mesmo, é como nos sentimos diante de Jesus no confessionário, nus, despidos de nosso orgulho, de nossa  capa de felicidade.

Escondidos, e tentando ainda cobrir a nudez,  eles ouviam a voz do Criador a procurar por eles, mas não tinham coragem de encara lo, ainda não tinham se arrependido totalmente, mas  Deus em sua infinita misericórdia e já sabendo do ocorrido, não estava indo ao encontro deles para aniquila los , em seus braços, embora ferido e magoado pela desobediência havia o perdão.

Bobos de nós que achamos que podemos nos esconder de Deus, bobos de nós que achamos que podemos esconder nossos pecados de Deus.

Ao encontra los, Deus se compadeceu da situação de vergonha do casal, mal conseguiam cobrir se com as folhas que encontraram. “ Queridos filhos, pensam que estas folhas podem esconder seus corpos, logo elas se deteriorarão e se consumirão, venham vou lhes providenciar vestes resistentes”.  Como um pai amoroso, Deus os ergueu e assim também o padre nos recebe no momento de nossa confissão.

Assustados, trêmulos, com rostos em lágrimas, eles seguiam o Criador, e em sua caminhada eles iam observando as plantas belas, os animais , seus amigos, tinham tanto amor por eles, e eles sequer sabiam do triste fim que teriam, não estavam cientes.

E assim também o nosso pecado atinge inocentes,  o produto do mal que fazemos, pode prejudicar muitas pessoas, embora nem sempre nós não tenhamos consciência disto. Deus os levou até onde se encontrava um cordeirinho, o animalzinho para eles , Adão e Eva, o mais querido, o mais meigo e inocente entre os animais. O amor que eles tinham por tão linda criatura era muito grande. O coração de Eva se compadeceu. “ Até o brilho do olhar dele também se apagará?”. Deus ordenou que  Adão o tomasse em seus braços, e continuassem a caminhada, subiram até o topo do Monte Sião, lugar onde havia acontecido a queda, ainda estava na relva os restos do fruto da árvore do Bem e do Mal, a única da qual lhes era proibido comer. Assim que olharam , o coração deles logo reconheceu o triste fim ; “ No dia em que dela comerdes, morrereis”. E agora com extremo pavor, Adão e Eva viam nas mãos Daquele que os trouxera à vida , um cutelo feito de pedra, já sabiam o triste destino, seriam abatidos, pois eram culpados, prostrando aos pés do Criador, Adão e Eva esperavam o golpe que acabaria com a vida deles, e aceitavam a condenação. Porém, Deus os ergueu novamente, e colocou o cutelo nas mãos de Adão, ordenou que sacrificasse o cordeiro.

Completamente atônitos eles gritaram juntos: “Senhor, o cordeirinho não! Ele é inocente!” . Deus porém argumentou: “Então não tereis as vestes das quais lhes falei.  O cordeiro será o substituto na sentença de morte destinada a vocês”.  E assim, meio trêmulo e com o coração doendo, Adão deu o golpe que foi fatal no peito do cordeiro que rapidamente verteu seu precioso sangue. Deus , inclinou se sobre ele e tirou a pele de lã branca, e fez duas túnicas as quais deu ao casal para vestir.  “ Vocês entenderam o que aconteceu?” perguntou Deus.  Eva disse: “ O cordeiro morreu em nosso lugar para dar  nos suas vestes”. Diante de tão simplória resposta ,  Deus passou a revelar para os dois seu plano de resgate. “ O ato que vocês cometeram já não pode ser corrigido, já não consigo livra los da morte, porém posso resgata los através de um plano.

Um dia da descendência de vocês irá nascer um homem. Como o cordeiro, será meigo, suas vestes serão brancas como a justiça, ele não terá a pompa de um rei, por isso muitos o desprezarão, ele lutará contra o inimigo e o vencerá, também será humilhado, castigado, seus ossos serão moídos e carregará nas costas o peso das muitas iniquidades dos homens, mas tal qual este cordeiro que hoje se entregou aqui pacificamente , ele também não abrirá sua boca para protestar, aceitará o cálice amargo da morte, para salvar a todos que quiserem  das garras da morte.” Ao terminarem de ouvir , eles perguntaram: “ Mas Senhor , quem será este home tão especial que irá nos salvar?” . “  Eu serei este homem!”. “ Não senhor, não é justo, nós merecemos nosso castigo, nós merecemos a morte, mas o Senhor não!”. “ Meus filhos, Eu morrerei por vocês, Eu resgatarei todos aqueles que aceitarem o Meu Sacrifício, e darei a eles uma veste branca, como a que dei hoje a vocês, todos aqueles que aceitarem e se arrependerem de suas quedas, a terão. Eu viverei e subirei para o céu, e criarei um novo Céu e uma nova Terra, onde acolherei os meu filhos redimidos, e lá apenas a paz, o amor e a harmonia reinarão. Nós juntos , triunfaremos sobre o mal, que será desfeito em cinzas debaixo de nossos pés, e a vida não terá fim, pois está livre do julgo da morte.”

Portanto, sejamos gratos pelo Sacrifício de Deus, todos os dias, este Sacrifício é vivenciado em Missas em todas as partes do mundo, todos os dias almas são salvas, e vestes brancas distribuídas àqueles que se arrependam e aceitem a Salvação. Então porque reduzir tão grande canal de Salvação a simples “ ceia”?  O Sacrífico  do Cordeiro, é o símbolo máximo do que Deus fez por todos nós.  Lembremos nos que quando Caim, se negando a sacrificar um cordeiro e sim alimentos e flores, não teve seu sacrifício recebido por Deus, ao contrário de Abel, que honrando e obedecendo seus pais continuaram a sacrificar o Cordeiro, pois este era o Sacrifício que Deus queria perpetuar para que não nos esquecêssemos  do grande ato que haveria de concretizar, o Sacrifício de seu próprio Filho, o “ Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”. Toda Missa é Páscoa, toda a Missa é sacrifício, e é graças a ele que podemos ser salvos das garras da morte e ressuscitar para a vida eterna.

 
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do portal Catolicismo Romano.  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo