Perto de receber Papa, Santuário de Aparecida tem bomba caseira detonada
A Polícia Militar de São Paulo detonou nesta segunda-feira uma bomba de fabricação caseira encontrada em um dos banheiros do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, que será visitada pelo papa Francisco. A bomba, um cano plástico envolvido com fita adesiva, foi encontrada no domingo por uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) durante uma inspeção prévia à visita do pontífice, prevista para quarta-feira.
"Se tratava de uma bomba caseira e de baixo potencial lesivo", informou a PM em um comunicado, que esclareceu que o banheiro no qual foi encontrada a bomba não seria usado pelos fiéis durante a missa que o papa celebrará no santuário.
A FAB acionou então o Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais da PM, encarregado de detonar o explosivo. "Vale ressaltar que episódios semelhantes (como a detonação de artefatos suspeitos) faziam parte do treinamento das forças de segurança mobilizadas em Aparecida e em nenhum momento a vida de civis esteve em risco", destacou a nota.
O papa Francisco chegou hoje ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho, e na quarta-feira fará um intervalo em sua agenda do evento para visitar o maior santuário mariano sul-americano.
A segurança em Aparecida do Norte estará a cargo de 5 mil homens de todas as forças de segurança, com 200 patrulhas dotadas de equipamentos de defesa inclusive contra ataques químicos.