Por que devemos usar a água benta com o sal exorcizado?
Tanto a água benta com o sal exorcizado é um sacramental de grande importância, ou seja, é um sinal sagrado que ajuda as pessoas a receberem a graça de Deus (ver Sacrosanctum Concilium 60, não com sacramentos).
A água benta com sal exorcizado ocupa um lugar fundamental em todos os ritos litúrgicos. A sua importância leva-nos de novo à aspersão batismal. Durante a oração de benção, pede-se ao Senhor para que a aspersão desta água nos traga os três benefícios seguintes: o perdão dos nossos pecados, a defesa contra as ciladas do Maligno e o dom da proteção divina.
A água benta com sal exorcizado serve também para expulsar os demônios e para preservar a saúde da alma e do corpo. Outra de suas propriedades específicas consiste em proteger os lugares da influências ou presenças maléficas. Habitualmente, nestes casos, é aconselhável aspergir a água benta com o sal exorcizado em toda casa. Também é extremamente aconselhável fazer o sinal da cruz com a água benta, através do ato persignar-se. Persignar-se, termo que vem do latim e se refere ao ato de, com o polegar direito, fazer o sinal da cruz na testa, outro na boca e outro no peito, enquanto se pronuncia: “Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos”. Outro modo é aspergi-la sobre si mesmo, sobre outras pessoas, lugares ou objetos. São Tomás de Aquino escreve destacando a força da água benta contra o demônio: “a água benta é dada contra os assaltos dos demônios que vêm do exterior”.