Presidente da Ucrânia pode encontrar o Papa Francisco
O papa Francisco poderá receber o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, durante a visita do líder ucraniano à Itália entre os dias 19 e 20 de novembro, informou o governo de Kiev nesta sexta-feira (13). O mandatário também poderia encontrar-se com o secretário de Estado do Vaticano, o padre Pietro Parolin, no mesmo dia. Em diversos momentos desde que a onda de violência explodiu na Ucrânia, no início do ano passado, o Pontífice coloca o país em suas orações e pede que a paz chegue o mais rápido possível à região – que tenta se separar do território ucraniano e se anexar à Rússia.
Em fevereiro de 2015, o próprio Poroshenko enviou uma carta a Santa Sé convidando Jorge Mario Bergoglio para uma visita à nação.
Também os bispos do país, que se reuniram algumas vezes com o argentino no Vaticano para falar sobre a situação local, haviam convidado o líder católico para uma visita.
A Igreja Católica não se manifestou oficialmente sobre o encontro. De confirmado, apenas que Poroshenko se reunirá com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com o primeiro-ministro, Matteo Renzi, durante a visita.