Últimas Notícias

Presidente do Conselho Pontifício para a Família do Vaticano nega defesa do casamento gay

Paramentos Litúrgicos

Dom Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, disse que suas palavras sobre os direitos dos homossexuais que vivem juntos, pronunciadas há dois dias e interpretadas como um apoio ao casamento gay, foram "desvirtuadas".Paglia teria dito que,  para proteger os direitos dos casais de fato (heterossexuais e homossexuais) é preciso recorrer ao "direito privado" e convidou a estar atentos à discriminação contra os gays em "talvez mais de 20 países no mundo", onde a homossexualidade é considerada crime.

Suas palavras provocaram polêmica e opiniões divergentes na comunidade gay: alguns as consideraram um gesto de apoio, e outros as viram como uma manutenção da situação atual de privação de direitos para se casar.

Paglia disse que suas palavras foram "expressamente distorcidas" e "desviadas", em declarações à Rádio Vaticana, onde se solidarizou com os bispos ingleses, que se disseram contrários a uma lei britânica para o casamento gay.

O religioso se manifestou "totalmente favorável aos bispos do Reino Unido por seu posicionamento e objeção a esta iniciativa legislativa, como também foi solidário com os bispos franceses (todos unânimes, como muitos outros, incluindo judeus, muçulmanos, humanistas) que expressaram sua contrariedade pelo que se chama de "casamento gay".

Quanto às suas declarações sobre os direitos dos homossexuais, Paglia disse estar "muito surpreso com o que alguns meios de comunicação informaram. Não só as palavras não foram compreendidas, e portanto tampouco o carinho como foram ditas, como na verdade, e talvez conscientemente, foram 'deformadas'".

"Invocando uma imagem ferroviária, elas descarrilaram. E garanto que, quando o trem descarrila, não chega à estação e corre o risco de se deparar com um penhasco. Outra coisa é verificar se nas disposições em vigor existem normas que protegem os direitos individuais. Isto é algo bem diferente da aprovação de certas perspectivas", concluiu.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo