Prestes a visitar Armênia, Papa Francisco pede “orações” de fiéis
A quase uma semana da sua ida para a Armênia, o papa Francisco fez um apelopara que os fiéis católicos orem por sua viagem. "Peço para vocês rezarem por mim, que daqui a poucos dias virarei peregrino em uma terra oriental, a Armênia, uma das primeiras nações a acolher o Evangelho de Jesus", disse o líder da Igreja Católica. Francisco embarcará no dia 24 de junho em um voo privativo que decolará do aeroporto internacional de Roma às 9h locais.
No período da tarde, ele já tem agenda na Armênia, como um encontro com o presidente Serj Sargsyan, com diplomatas e com membros da igreja Catholicos. No dia 25 de junho, o Papa visitará o Tzitzernakaberd Memorial Complex, dedicado ao genocídio armênio, e celebrará uma missa em Guiumri. Ele também irá à Catedral armênia da cidade e se dirigirá no fim da tarde para Erevan. À noite, haverá um encontro ecumênico pela paz na Praça da República.
Em seu último dia na Armênia, Francisco fará um encontro com bispos locais no almoço e presidirá missas e orações. No ano passado, o Papa disse que a matança de armênios pelo Império Otomano foi o primeiro genocídio do século 20. A declaração do líder católico desencadeou uma crise diplomática com o governo turco, que nega a aceitar o que ocorreu entre os anos de 1915 e 1916, com a morte de mais de um 1,5 milhão de pessoas.