Progressos significativos na Comissão Santa Sé-Israel
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 15 de junho de 2011. A reunião da Comissão Bilateral Permanente de Trabalho entre a Santa Sé e o Estado de Israel, realizada ontem, registrou progressos muitos significativos.
É o que afirma uma nota divulgada ao término do encontro deste organismo, realizado em sessão plenária no Palácio Apostólico Vaticano para continuar as negociações entre ambos os Estados, sobre assuntos econômicos e fiscais.
O encontro foi presidido, por parte católica, por Dom Ettore Balestrero, subsecretário para as Relações com os Estados; e por parte israelense, por Danny Ayalon, M.K, vice-ministro de Assuntos Exteriores de Israel.
“As negociações aconteceram em uma atmosfera aberta, amistosa e construtiva, registrando progressos muito significativos”, sublinha o comunicado vaticano.
“As partes acordaram os passos futuros rumo à conclusão do Acordo. A próxima reunião plenária será realizada em 1º de dezembro de 2011, no Ministério de Assuntos Exteriores de Israel.”
A delegação da Santa Sé estava formada por Dom Antonio Franco (núncio apostólico em Israel); Giacinto-Boulos Marcuzzo (vigário do Patriarcado Latino para Israel); Maurizio Malvestiti, (subsecretário da Congregação para as Igrejas Orientais); Alberto Ortega Martín (da Secretaria de Estado).
Também a integravam o leigo Henry Amoroso (consultor jurídico), e os sacerdotes Elias Daw (presidente do Tribunal da Igreja Greco-Melquita em Israel), Pietro Felet (secretário da Assembleia de Ordinários Católicos da Terra Santa – AOCTS) e Giovanni Caputa (secretário da delegação da Santa Sé).
A delegação israelense estava formada por Mordechay Lewy (embaixador de Israel na Santa Sé) e pelos seguintes membros do Ministério de Assuntos Exteriores: Shmuel Ben-Shmuel (chefe do Escritório de Assuntos Judaicos e Inter-Religiosos no mundo), Ehud Keinan (consultor jurídico), Michal Gur-Aryeh (Departamento de Assuntos Jurídicos), Bahij Mansour (Departamento de Assuntos Religiosos), Ashley Perry (consultor do vice-ministro), Klarina Shpitz (chefe de pessoal), e Chen Ivri Apter (consultor chefe do vice-ministro).
Estiveram também presentes, pelo Ministério de Justiça, Moshe Golan (Escritório do Procurador do Estado) e Itai Apter (consultor); e pelo Ministério das Finanças, Oded Brook (chefe do Departamento de Assuntos Internacionais) e David Sharan (chefe de pessoal).
O Fundamental Agreement, que permitiu em 2000 o estabelecimento de relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Estado de Israel, concerne a questões de propriedade, econômicas e fiscais que interessam em geral a Igreja Católica ou a comunidades e instituições católicas específicas em Israel, levando em consideração a “quase bimilenária presença da Igreja na Terra Santa”. (Zenit)