Santa Sé leva Rádio Vaticano para a internet a partir de junho
A Rádio Vaticano, que foi fundada há 80 anos pelo papa Pio XI e transmite programas em 40 idiomas, em ondas curtas, para o mundo inteiro, está investindo na audiência dos católicos brasileiros. Representantes da emissora foram ao plenário da 49ª Assembleia Geral.
A reunião ocorreu em Aparecida, para pedir apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à recém-criada associação Amigos da Rádio Vaticano (ARV), que entrará na internet, a partir de junho, com um site em português.
"Criado há 53 anos, o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano faz três emissões diárias pelo horário de Roma. Os programas são gravados e retransmitidos pela rede de emissoras católicas brasileiras", informou o presidente da ARV, Marcelo Richtmann. A emissão em ondas curtas e a diferença de fuso horário, de quatro ou cinco horas, dificultam a sintonização direta da Rádio Vaticano pelos ouvintes. O site facilitará o acesso pela internet.
A grade de programação tem quatro segmentos: variedades, mensagem do papa, notícias do Vaticano e notícias do mundo. A rádio entrevista por telefone ou, ao vivo, em Roma, os bispos e líderes de movimentos católicos, para falarem sobre a pastoral e os serviços da Igreja no Brasil. "É uma programação direcionada, que interessa especialmente aos católicos", dise Richtmann.
A ARV fará uma campanha publicitária pelo rádio, televisão, mídia impressa e internet para aumentar a audiência e pedir apoio dos ouvintes. Essa ação se concentrará nos meios de comunicação da Igreja, das redes de rádio e televisão aos boletins paroquiais. "Ouça o padre aqui e o papa em sua casa", diz uma peça de rodapé a ser publicada nos folhetos da missa distribuídos aos fiéis aos sábados e domingos.
O site da ARV fornecerá o número de uma conta bancária para quem quiser se associar e contribuir com doação financeira. A Rádio Vaticano, que tem cerca de 350 funcionários – oito no Programa Brasileiro – é mantida pela Santa Sé, com orçamento fixo. Além das emissões radiofônicas, ela tem um serviço exclusivo: é a responsável pela gravação e distribuição de todos os pronunciamentos do papa. Fundada em 1931, a Rádio Vaticano foi montada por Gugliermo Marconi, inventor do rádio.